Não é conhecida a origem desta receita tão famosa. O bacalhau é habitualmente um ingrediente presente em pratos de épocas festivas em Portugal, sendo o Bacalhau Gratinado, em particular, associado ao Ano Novo.
Desde o séc. XIX, quando se generaliza o consumo de batata em Portugal, que o bacalhau e a batata figuram em conjunto em múltiplas receitas portuguesas.
São muitos os pratos de forno em que o bacalhau é levado a gratinar, sendo “bacalhau gratinado” uma das mais simples e mais famosas dessas receitas.
Demolha-se previamente o bacalhau, retiram-se a pele e as espinhas e desfaz-se em lascas. Ao mesmo tempo, cozem-se batatas ainda com pele em água com sal. Quando acabarem a cozedura, retira-se a pele e cortam-se às rodelas. Cozem-se três ovos.
Num tacho, derrete-se a manteiga e adiciona-se a farinha de trigo, vertendo leite quente devagar enquanto se mexe, até ficar um creme espesso. Juntam-se duas gemas batidas num pouco de leite e mete-se ao lume. Numa travessa de ir ao forno à parte, faz-se camadas alternadas de batata, lascas de bacalhau, ovo cozido e colheres do creme. Cobre-se a travessa com o creme que sobrar. No fim, espreme-se sumo de limão e polvilha-se de pimenta preta e queijo ralado. Vai ao forno até gratinar.
Rosa-Limpo, B.; Caetano, M.M.; Canto, J.B. (2010). O Livro de Pantagruel. Temas e Debates





