Chefe “Zé do Pipo”, séc. XX
Esta receita simples tornou-se famosa na década de 1960 e foi criada por um chefe de um restaurante do Porto - o chefe José Valentim, mais conhecido por “Zé do Pipo”. Este cozinheiro entrou num concurso gastronómico organizado pelo Secretariado Nacional de Informação do Estado Novo cujo objetivo era premiar “A Melhor Refeição ao Melhor Preço”. A sua receita obteve o 1º lugar e ficou conhecida do povo português desde então.
O mais importante desta receita é o lombo de bacalhau, a maionese caseira e o puré de batata. O primeiro passo, após a demolha do bacalhau, é passa-lo por farinha e fritar ligeiramente em azeite. Coloca-se a posta no centro de uma frigideira individual e rega-se com azeite aquecido com alho, cebolas em meia-lua e um copo de vinho branco. Para fazer o puré, cozem-se batatas em água e sal e adiciona-se lentamente o leite, sempre a mexer a mistura e temperando com pimenta e noz-moscada. De seguida adicionam-se pickles e cobre-se tudo com maionese caseira, colocando puré de batata à volta da posta de bacalhau. No forno, deixa-se esta mistura gratinar. Quando se retirar do forno, enfeita-se com azeitonas e ramos de salsa.
VVAA (2003) O Grande Livro das Receitas de Bacalhau. Impala
Ferrão, J.E.M.; Abreu, M.E.C.; Pinho, F.A.R.; Abreu, L.C. (1984) Tesouros da Cozinha Tradicional Portuguesa. Seleções do Reader’s Digest.
Lopes, J.A.D. (2019) Bacalhau: As Melhores Receitas e Suas Histórias. Melhoramentos





