O bacalhau frito é um prato típico grego que usualmente é confecionado no dia 25 de Março, dia em que se assinalam dois feriados nacionais. No mesmo dia, os gregos festejam a Anunciação de Virgem Maria, feriado ortodoxo, e a Independência aos Turcos (em 1821). O bacalhau é servido sobretudo por motivos religiosos, para evitar o consumo de carne.
Em grego este prato chama-se “Bakaliaros skordalia”. No dia 25 de Março os gregos festejam a sua Independência e a Anunciação de Virgem Maria. O prato tradicional de comemoração desta data é o bacalhau frito.
A independência grega foi o resultado do conflito bélico que opôs os gregos ao Império Otomano, nos anos de 1821 a 1832. Neste feriado um pouco por todo o território grego são realizadas paradas, tanto com as forças armadas gregas, mas também com crianças trajadas com o fato tradicional grego e com a bandeira nacional.
Provavelmente o bacalhau salgado seja uma preferência dos gregos para este dia devido a ser um dos únicos peixes amplamente acessíveis aos gregos, principalmente aqueles que vivem em áreas distantes do mar. Um alimento considerado barato e de conservação douradora, era um peixe bastante consensual nas camadas sociais mais baixas.
Deixe o bacalhau de molho dois dias antes de confecionar este prato. Depois de demolhado retire-lhe a pele e as espinhas. Bata os ovos com a água até obter uma mistura uniforme. Tempere com sal e junte a farinha. Bata até obter um polme que escorra. Passe as postas de bacalhau pelo polme, uma de cada vez, e frite-as em azeite bem quente. Acompanhe com arroz de ervilhas.
VVAA (2016). As melhores receitas de Bacalhau – Ideias para + de 100 refeições. Impala





