Enciclopédia do Bacalhau

Bacalhau à Assis

#bacalhau
#presunto
#pimentomorrone
#ovo
#cenoura
Região
Beira Baixa
6
Pessoas
30
Minutos
Origem

Segundo Maria de Lourdes Modesto, no livro “Cozinha Tradicional Portuguesa”, esta receita foi criada pelo dono de uma pensão que, surpreendido por um nevão na Serra da Estrela, lançou mão aos últimos alimentos que lhe restavam, para saciar os hóspedes.

História

Henrique Assis e a sua esposa Rosa Fortuna criaram o Bacalhau à Assis na pensão “O Skiador”. A receita é uma variante do Bacalhau à Brás e também era conhecida por “Bacalhau a A-Si”. O criador desta receita era de descendência chinesa, tinha sido trazido para a Covilhã por um militar, onde cresceu e constituiu família. Aprendeu a cozinhar comida portuguesa e esteve à frente na cozinha de vários estabelecimentos, inclusive o Club União da Covilhã, um clube elitista frequentado pela classe mais alta da sociedade. Esta receita é bastante famosa na Covilhã.

Receita
ingredientes
4 postas de Bacalhau
1 kg de batatas
3 ou 4 cenouras
1 cebola grande
3 colheres de sopa de azeite
150gr de presunto
1 pimento morrone
6 a 8 ovos
Salsa
Óleo
Confeção

Cortam-se as batatas e as cenouras em palha e fritam-se em óleo. Desfia-se o bacalhau, previamente demolhado.

Corta-se a cebola às rodelas finas e leva-se a refogar com o azeite, o pimento e o presunto cortados aos quadradinhos. Junta-se o bacalhau e deixa-se refogar muito bem. Adicionam-se as batatas e as cenouras, envolve-se tudo, e finalmente, juntam-se os ovos batidos com salsa picada. Deixam-se cozer um pouco, devendo o cozinhado ficar bastante húmido. Enfeitam-se com pimentos morrones.

Crédito Fotografia
teleculinaria.pt
referências bibliográficas

Modesto, M. de L. (1990). Cozinha Tradicional Portuguesa. Lisboa: Editorial Verbo

Memórias da Covilhã

Sobral, V. (2012) As Minhas Receitas de Bacalhau. Casa das Letras.