Enciclopédia do Bacalhau

Bacalhau Recheado da Tia Narcisa (à Narcisa)

#bacalhau
#maionese
#manjericao
#tomate
#cebola
Região
Braga, Minho
10
Pessoas
85
Minutos
Origem

Receita é originária de um restaurante em Braga, chamado “Narcisa” era confecionado por uma cozinheira chamada Eusébia, falecida em 1972. Dada a sua origem pode também ser apelidado de “Bacalhau à Braga”.

História

Para Virgílio Gomes, a região mais pródiga em receituário de bacalhau é o Minho talvez por o porto de Viana do Castelo ter sido desde o século XIV o porto de privilégio de descarga de bacalhau. Vindo dos mares do norte, é o primeiro porto em território português. Entre o Douro e o Minho, existem várias receitas de bacalhau, desde os bolinhos de bacalhau, à Margarida da Praça, à moda de Viana, à Narcisa, entre outras.

Atribui-se o nome “à Narcisa” em homenagem ao restaurante que apresentava a receita como especialidade. Em 2008, este estabelecimento foi encerrado pela ASAE, decisão bastante contestada pelos clientes do restaurante.

Receita
ingredientes
10 postas altas de Bacalhau
10 fatias de presunto de porco preto
20 tomates pelados em metades
1 pimento vermelho em cubos
200 g de cebola em rodelas
5 dentes de alho laminados
10 folhas de manjericão
1 dl de azeite virgem extra
Óleo de amendoim q.b.
2 dl de maionese
Farinha q.b.
Pimenta de moinho q.b.
Sal marinho tradicional q.b.
Confeção

Abra as postas de bacalhau demolhadas a meio com a ajuda de uma faca e recheie com uma fatia de presunto. Feche com a ajuda de um fio de cozinha. Passe por farinha e frite em óleo bem quente. Reserve sobre papel absorvente. Aloure a cebola, o alho e o pimento em azeite. Tempere com sal e pimenta e adicione o manjericão.

Coloque o tomate e a cebolada num tabuleiro de forno, sobreponha as postas de bacalhau e cubra com maionese. Leve ao forno a gratinar.

Crédito Fotografia
clubevinhosportugueses.pt
referências bibliográficas

Sobral, V. (2012) As Minhas Receitas de Bacalhau. Casa das Letras.

Virgílio Nogueiro Gomes

Correio da Manhã 

Visit Braga