Bacalhau Recheado da Tia Narcisa (à Narcisa)
Receita é originária de um restaurante em Braga, chamado “Narcisa” era confecionado por uma cozinheira chamada Eusébia, falecida em 1972. Dada a sua origem pode também ser apelidado de “Bacalhau à Braga”.
Para Virgílio Gomes, a região mais pródiga em receituário de bacalhau é o Minho talvez por o porto de Viana do Castelo ter sido desde o século XIV o porto de privilégio de descarga de bacalhau. Vindo dos mares do norte, é o primeiro porto em território português. Entre o Douro e o Minho, existem várias receitas de bacalhau, desde os bolinhos de bacalhau, à Margarida da Praça, à moda de Viana, à Narcisa, entre outras.
Atribui-se o nome “à Narcisa” em homenagem ao restaurante que apresentava a receita como especialidade. Em 2008, este estabelecimento foi encerrado pela ASAE, decisão bastante contestada pelos clientes do restaurante.
Abra as postas de bacalhau demolhadas a meio com a ajuda de uma faca e recheie com uma fatia de presunto. Feche com a ajuda de um fio de cozinha. Passe por farinha e frite em óleo bem quente. Reserve sobre papel absorvente. Aloure a cebola, o alho e o pimento em azeite. Tempere com sal e pimenta e adicione o manjericão.
Coloque o tomate e a cebolada num tabuleiro de forno, sobreponha as postas de bacalhau e cubra com maionese. Leve ao forno a gratinar.
Sobral, V. (2012) As Minhas Receitas de Bacalhau. Casa das Letras.





