Enciclopédia do Bacalhau

Pastéis de Bacalhau

#bacalhau
#puredebatata
#ovo
#salsa
Região
Minho
4
Pessoas
50
Minutos
Origem

Tendo em conta que a receita de pastel de bacalhau necessita de batata para a sua confeção, relaciona-se o seu aparecimento com a introdução da batata em Portugal. A Sul de Portugal chamam-se “pastéis”, a Norte são conhecidos como “bolinhos”. Atribui-se a sua origem ao Minho.

História

Segundo Virgílio Nogueiro Gomes, gastrónomo, o pastel só começa quando foi introduzida a batata em Portugal. A primeira notícia de batata em Portugal está datada de 1760, e só em 1798 a rainha D. Maria I publica um incentivo à plantação da batata nos Açores.

Apenas em 1841 é que surge a primeira receita de bacalhau em forma de “bolinho” ou “pastel”. Esta receita encontrava-se no livro “Arte do Cozinheiro e do Copeiro” da autoria de Visconde de Vilarinho de S. Romão, não obedecendo à receita actual dos pastéis de bacalhau.

Só em 1876 no livro “Arte de Cozinha” de João da Mata aparecem duas receitas semelhantes à receita actual: “Pastelinhos fritos de bacalhau à Holandeza” e “Pastelinhos de bacalhau”. Sendo possível constatar algumas diferenças: nos primeiros era acrescentado queijo e os segundos não eram fritos, mas cozidos no forno como os pastéis de nata. A fritura dos pastéis de bacalhau surge numa compilação da autoria de J.M. Sousa Pereira, intitulada de “A Cozinha Moderna” (1903), mas a fritura é feita em manteiga de porco.

No ano que se sucede, Carlos Bento da Maia, no livro “Tratado de Cozinha e de Copa” é que vem apresentar uma receita normalizadora e que tem o título de “Bacalhau em bolos enfolados”, e possivelmente daqui vem a designação de “bolinhos de bacalhau”. Esta receita utiliza leite para fazer a ligação do bacalhau com as batatas e quanto aos ovos bate as claras em castelo, devendo ser fritos em azeite.

A partir desta data os “bolinhos de bacalhau” no Norte ou “pastelinhos de bacalhau” no Sul, nunca mais deixaram de marcar presença nos receituários de culinária portuguesa. Autores categorizados como Maria de Lourdes Modesto ou Maria Emília Cancella de Abreu atribuem a sua origem ao Minho. Ainda, a obra “A Cultura Gastronómica em Portugal” do CFPSA e também “A Cozinha do Minho” de Alfredo Saramago são categóricos a considerarem esta preciosidade como originária do Minho.

Receita
ingredientes
800 gramas de bacalhau demolhado
2 dentes de alho
0,5 dl de azeite
900 gr de puré de batata
3 ovos
1 raminho de salsa
Óleo, sal e pimenta q.b.
Confeção

Coza o bacalhau e, depois de frio, coloque-o dentro de um pano e amasse para que desfie bem. Elimine-lhe a pele e as espinhas. Pique a cebola e os alhos e refogue-os ligeiramente em azeite. Envolva o puré de batata com o puré e o refogado. Misture muito bem.

Acrescente de seguida os ovos e tempere com sal e pimenta a gosto. Envolva bem e com a ajuda de duas colheres de sopa, molde os pastéis. Frite-os em óleo quente ou congele-os e escorra em papel absorvente.

Crédito Fotografia
teleculinaria.pt
referências bibliográficas

Virgílio Nogueiro Gomes 

VVAA (2016). As melhores receitas de Bacalhau – Ideias para + de 100 refeições. Impala

Modesto, M. de L. (1990). Cozinha Tradicional Portuguesa. Lisboa: Editorial Verbo