Enciclopédia do Bacalhau

Bacalhau à Freixieiro

#bacalhau
#ovo
#broa
Região
Terras de Basto
4
Pessoas
60
Minutos
Origem

Esta receita provém de Celorico de Basto, onde existe um rio chamado “Freixieiro” que possivelmente dá o nome a esta receita. A receita pode ser adaptada para carne, por exemplo, para a “Vitela à Freixieiro”.

História

Zona de Portugal onde se fabrica tipicamente broas de milho. A broa é utilizada em várias receitas, nomeadamente o “Bacalhau à Freixieiro”.

Receita
ingredientes
Bacalhau demolhado
Azeite
Alho
Cebola
Broa de Milho tradicional
Ovos
Louro
Confeção

Numa caçarola de ir ao forno coloca-se a cebola cortada às rodelas, alho e louro. Sobrepõe-se o bacalhau e rega-se com bastante azeite. Leva-se ao forno, previamente aquecido até alourar o bacalhau, retirando de vez em quando para regar com azeite. Desfaz-se a broa e amassa-se com os ovos até fazer uma bola de massa.

Quando o bacalhau estiver alourado, retira-se do forno. Cobre-se o bacalhau com a massa, rega-se com bastante azeite e vai novamente ao forno até alourar também; de vez em quando tem que se regar a broa com o azeite. Pode-se servir com grelos cozidos ou feijão-verde.

Crédito Fotografia
minhaterra.pt
referências bibliográficas

"Receitas e Sabores dos Territórios Rurais", MINHA TERRA - Federação Portuguesa de Associações de Desenvolvimento Local http://www.minhaterra.pt/wst/files/I12086-MT-MGP-WEB.PDF

"Gastronomia - Património imaterial do Tâmega e Sousa", Rota do Românico

"Parque Urbano do Freixieiro", Rota do Românico