Enciclopédia do Bacalhau

Bacalhau à Lagareiro

#bacalhau
#azeite
#batata
Região
Beira Alta ou Minho
4
Pessoas
30
Minutos
Origem

Lagares da Beira Alta ou Minho

História

Este prato é, talvez, um dos mais apreciados da gastronomia portuguesa. Uma receita simples que aproveita ao máximo todos os ingredientes. Estima-se que tenha origem nos lagares das Beiras de Portugal, donde deriva o seu nome. Os trabalhadores da azeitona, aquando da produção de azeite novo no Outono, regavam o bacalhau com este azeite e levavam ao forno.

Contudo, a origem desta receita ainda hoje é discutida, pois alguns historiadores e cozinheiros acreditam que poderá ter tido início no Minho.

Receita
ingredientes
4 postas de bacalhau grosso
4 dentes de alho
4 dl de azeite
Batatas
Sal e pimenta q.b.
Confeção

Coloca-se a posta de bacalhau devidamente demolhada numa travessa e cobre-se com cebola cortada às rodelas finas e dentes de alho picados. Rega-se com muito azeite e leva-se ao forno, juntamente com batatas pequenas ainda com pele. Enquanto o bacalhau assa no forno, é importante ir regando com azeite de vez em quando. Quando se retira do forno, esmaga-se ligeiramente as batatas com a mão e polvilha-se de pimenta. Serve-se o prato quente acabado de sair do forno.

Crédito Fotografia
teleculinaria.pt
referências bibliográficas

Modesto, M. de L. (1990). Cozinha Tradicional Portuguesa. Lisboa: Editorial Verbo

Ferrão, J.E.M.; Abreu, M.E.C.; Pinho, F.A.R.; Abreu, L.C. (1984) Tesouros da Cozinha Tradicional Portuguesa. Seleções do Reader’s Digest.

Saramago, A. (2002) Cozinha da Beira Interior. Assírio&Alvim