Enciclopédia do Bacalhau

Bacalhau à Gomes de Sá

#bacalhau
#batata
#ovocozido
Região
Porto
4
Pessoas
165
Minutos
Origem

Nascido no Porto a 7 de fevereiro de 1851 e falecido em 1926, José Luís Gomes de Sá Júnior terá sido um comerciante de bacalhau que originou uma das mais famosas receitas de bacalhau do nosso país.

Gomes de Sá Júnior fora filho de um comerciante e negociante ele mesmo de bacalhau tendo o seu negócio sediado num armazém da Rua de Muro dos Bacalhoeiros na Ribeira do Porto. A lenda conta que terá vendido a sua receita a um cozinheiro de nome João, do Restaurante Lisbonense, sito na Travessa dos Congregados.

 

História

A diferença? O bacalhau esfiado em pequenas lascas amaciadas em leite quente entre uma hora meia a três horas para mais tarde serem aveludadas em azeite, alho e cebola. Esse é o segredo da autêntica receita à Gomes de Sá.

Receita
ingredientes
500g de bacalhau
500g de batatas
1,5dl de azeite
1 dente de alho
2 cebolas
2 ovos cozidos
Azeitonas pretas
Salsa
5dl de leite
Sal
Pimenta
Confeção

Demolha-se o bacalhau, coloca-se num tacho e escalda-se com água a ferver. Tapa-se e abafa-se o recipiente com um cobertor e deixa-se ficar assim durante 20 minutos.

Depois escorre-se o bacalhau, retiram-se-lhes as espinhas e desfaz-se em lascas. Põem-se estas num recipiente fundo, cobrem-se com leite bem quente e deixam-se ficar de infusão 1,30 a 3 horas.

Entretanto, cortam-se as cebolas e o dente de alho às rodelas e levam-se a alourar ligeiramente, mas sem deixar refogar. Tempera-se com sal e pimenta. Deita-se imediatamente num tabuleiro de barro e leva-se a forno bem quente durante 10 minutos. Serve-se no prato em que foi ao forno, polvilhado com salsa picada e enfeitam-se com rodelas de ovo cozido e azeitonas pretas.

Crédito Fotografia
foodinportugal.com
referências bibliográficas

Guedes, F. (2001). As 100 maneiras de cozinhar Bacalhau e outros peixes. Lisboa: Publicações Dom Quixote, p. 22-23

Modesto, M. de L. (1990). Cozinha Tradicional Portuguesa. Lisboa: Editorial Verbo, p. 14

Rosto, C. C. (2018). A História e a Receita Original de “Bacalhau à Gomes de Sá”! Blog. Acedido a 14 de Março de 2020.

Silva, N. (n.d.). A História do Bacalhau à Gomes de Sá | Clube de Vinhos Portugueses. Acedido a 14 de Março de 2020.